Farmacêutico Online

Mande sua pergunta por Whatsapp

Está com uma dúvida sobre um medicamento ou quer alguma dica de saúde? A Santa Branca conta agora com o serviço de Farmacêutica Virtual, onde você poderá tirar suas dúvidas de forma simples e acessível com a nossa farmacêutica Dra. Lucíolla Bandeira (CRF 3088), através do Whatsapp.

Horário de Atendimento: 11h às 20h

Whatsapp

Perguntas frequentes

Encontre aqui a resposta para as perguntas que mais recebemos na Santa Branca.

  • 1- Onde devo guardar meus medicamentos? keyboard_arrow_down

    Medicamentos devem ser guardados longe do alcance de crianças, em local arejado distante de luz e calor. De preferência com suas embalagens e bulas, sempre atentos a validade, e jamais devem ser deixados em locais úmidos ou quentes, como banheiros e carros.

  • 2- Posso tomar medicamentos e ingerir bebida alcoólica? keyboard_arrow_down

    O álcool pode interferir na ação de medicamentos que, assim como a bebida alcoólica é metabolizada no fígado, portanto toda cautela na ingestão de medicamentos e a associação com o álcool. Drogas como sedativos, antialérgicos podem ter efeitos potencializados ao serem ingeridas juntamente com bebidas alcoólicas, portanto no caso de dúvidas sempre consultar o médico ou farmacêutico.

  • 3- Posso abrir medicamentos em cápsulas? keyboard_arrow_down

    Não é recomendado, a parte externa é a proteção do produto, caso exista dificuldade na ingestão procurar o médico para reavaliar o uso do produto.

  • 4- Qual a diferença entre comprimido, drágea e cápsula? keyboard_arrow_down

    Comprimidos
    São obtidos, por meio da compressão de um pó, o ar presente entre as partículas é retirado, resultando em um produto sólido. A digestão do medicamento começa já no estômago. As versões sublinguais são elaboradas para se dissolver com a saliva, para que os princípios ativos
    sejam absorvidos pela mucosa bucal, acelerando a ação do fármaco.

    Drágeas
    São comprimidos revestidos com açúcar ou algum polímero derivado da celulose. Essa cobertura serve para proteger a substância ativa do ar, da luz e da umidade, além de retardar a digestão do fármaco.

    Cápsulas
    As cápsulas contêm o fármaco envolto em um revestimento de gelatina. Esse revestimento serve para preservar o medicamento do ar, da umidade e da luz. Há no mercado , cápsulas com revestimento de polímeros vegetais, opção para pessoas veganas – aquelas que não consomem nada de origem animal.O invólucro se dilata e libera seu conteúdo quando fica molhado. Em geral, isso ocorre rapidamente. O tamanho das partículas e as características dos aditivos afetam a velocidade com que o medicamento se dissolve e é absorvido. Os medicamentos em cápsulas contendo líquido tendem a ser absorvidos mais rapidamente do que aqueles em cápsulas contendo partículas sólidas.