Cuidados na pandemia. Fatores importantes que podem interferir na imunidade!
1- Como está seu sono?
Quando dormimos menos tempo que deveríamos, podemos aumentar as chances de infecções virais por comprometer nosso sistema imune. Durante o sono, produzimos células de defesa, portanto , quando não há qualidade do sono, o corpo não consegue boa recuperação do organismo.
2 – Como está sua alimentação e reposição de nutrientes?
Para ter uma boa alimentação se faz necessário, a ingestão de nutrientes que forneçam energia para nosso corpo destacando frutas e verduras. Dentre os nutrientes que devemos destacar temos: a vitamina D, responsável pela absorção de fósforo e cálcio no organismo, possui também função imunorreguladora, alguns estudos relatam que a deficiência de vitamina D está associada a infecções recorrentes, a vitamina D também participa do fortalecimento de ossos e dentes. Dentre os minerais, também se destacam no papel da imunidade do nosso organismo, o zinco participante de diversas funções bioquímicas, pois é componente de várias enzimas, está associado também ao desenvolvimento cognitivo e fundamental na função imune. O selênio é um mineral importantíssimo no combate ao estresse oxidativo e inflamações. O própolis participa do controle de infecções causadas por microorganismos, excelente coadjuvante para o combate ao envelhecimento precoce e danos causados pelos radicais livres.
3 – Como está seu nível de estresse ?
Estudos revelam que níveis elevados de estresse podem aumentar o cortisol, hormônio liberado pelo nosso organismo, esse hormônio pode causar aumento de peso, hipertensão, fraqueza muscular, distúrbios metabólicos em
geral. A prática de atividade física, pode reduzir a produção de cortisol, favorecendo também a produção de endorfinas, trazendo benefícios para o corpo.
4 – Fumo e álcool podem interferir na imunidade?
Sim. O fumo e o álcool comprometem a função imunológica, o álcool estando associado a problemas relacionados ao sistema nervoso e ao aparelho gastrointestinal e o fumo sendo responsável por doenças respiratórias e até mesmo câncer de pulmão.